quarta-feira, 23 de setembro de 2009

COMÉDIA DRAMÁTICA DESTACA
A BELEZA E A POESIA DA VELHICE

Um casal se prepara para curtir mais uma festa de casamento para a qual não foram convidados. Não encontram as chaves, enquanto procuram a chave de casa, brincam de Marlene Dietrich e Clark Gable, numa lúdica homenagem ao cinema. Se revelam humanamente falíveis e revelam histórias comuns de suas vidas. Casamento, vida, morte, aventuras, poesia, tristeza, alegria...Um caleidoscópio de emoções contadas por dois clows, Marlene e Amadeo. É para emocionar, divertir e pensar....

Histórico
Esta peça foi lida inicialmente no Projeto Letras Em Cena, no MASP, em São Paulo, em 2008. Por Walter Portella e Maria do Carmo Soares...Depois, no Teatro Garagem, também em São Paulo, com Walter Portella e Nyerce Levin...Em julho e agosto de 2009, esteve em cartaz no Teatro Augusta, em São Paulo, com Lilian e Walter. Agora, realiza excursão pelo interior do Estado de São Paulo e Minas Gerais, além de apresentações especiais em São Paulo, em vários teatros.

O CONVITE DE CASAMENTO, de Clóvys Tôrres, um casal de idosos, fanáticos por festas de casamento para as quais não são convidados, se utilizam de figuras como Clark Gable e Marlene Dietrichi para falar das emoções mais cotidianas e profundas da vida. Enquanto tentam sair do apartamento para curtir mais uma festa de casamento, sem convite, eles vivenciam situações cômicas com um filho que não os deixa em paz e com um porteiro que não pára de ligar no interfone e nos telefones... Nesta procura pela chave da porta que perderam pela milésima vez, eles revivem cenas de suas vidas. Com humor ácido, com inteligência e poesia, se revelam dois românticos que buscam viver com profundidade suas vidas, passando a vida de casal a limpo, numa verdadeira declaração de amor à vida. “Eu sou imorrível. Como é que duas pessoas como nós podem morrer? Me responda: Clarck morreu?” Pergunta Amadeo. Um jogo teatral, lúdico, cômico que apresenta dois clowns à beira dos 80 anos de vida, representado por dois grandes atores que juntos somam quase oitenta anos de prática teatral nos palcos do Brasil: Walter Portella, primeiro ator de Antunes, com quem trabalhou quase 20 anos. Lílian Blanc, grande dama do Grupo TAPA, com quem trabalhou mais de uma década. Uma história para divertir, para emocionar e pensar, pontuando lágrimas com muitos sorrisos e gargalhadas. Um espetáculo para toda a família.


Nota do autor e diretor

Sempre tive uma curiosidade maior pela velhice. Normalmente os idosos são pessoas que têm muito o quê contar e observar sobre a vida. Há oito anos pesquiso mais organizadamente este tema e observo velhos à minha volta Mas meus avós sempre foram figuras especiais na minha vida... Portanto, desde de sempre me rodearam com suas observações... Não sei nem explicar a razão desta curiosidade, mas é fato que O CONVITE DE CASAMENTO é minha terceira peça sobre idosos. A primeira, MARIA MUCUTA, abordava a morte de forma poética e faz parte do meu repertório de ator... há oito anos. A segunda, GERALDO DE SAUDADES, está prestes a ganhar vida nos palcos. E O CONVITE DE CASAMENTO se mostra patética, poética, triste, mas sublime. E ainda tenho na manga dois atores brilhantes. Uma honra contar com esta equipe: Walter Portella e Lílian Blanc. Que as cortinas se abram!
Clóvys Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário